quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Um "cérebro" chamado Escola

Jaqueline Negreiros


Homem Vitruviano - da Vinci

A escola perdeu muito de sua função ideológica. Nos dias atuais ela não exerce mais sua função de mantenedora da sociedade e, desacreditada, tirou dos alunos a "esperança" de ascenção social através desta, visto que, cada vez mais estudantes diplomados estão ficando menos qualificados, resultando em iguais condições de desemprego.
O aumento do desemprego tem afetado toda a sociedade que, desorientada, não sabe como orientar os jovens e, por sua vez, tornam-se cada vez mais alienados e pessimistas em relação ao futuro.
Essa alienação e pessimismo quando não são trabalhadas, resultam numa baixa auto-estima contribuindo para a aquisição de hábitos autodestrutivos e anti-sociais, como a agressividade, justificando o aumento da violência nos últimos anos.
A violência desenfreada afeta vários setores da sociedade, tornando o convívio social um verdadeiro caos.
Diante desta realidade, a escola deve ter consciência de sua responsabilidade social como agente transformadora, rever seu papel e reformular seus paradigmas educacionais para que consiga cumprir com seus propósitos de formar cidadãos conscientes, críticos e responsáveis tanto por sua própria transformação quanto pela transformação de uma sociedade mais justa e harmoniosa.
Acreditando no poder transformador da escola e ciente da influência da sociedade nesta, um novo conceito se faz necessário para delinear sua função social e também para esclarecer que tanto a sociedade quanto a educação são complementares entre si e ambas necessárias para uma transformação significativa.
Dentro desta perspectiva a escola é tida como o"cérebro" da sociedade sendo esta o "corpo" que abriga o cérebro. A escola é identificada como tal por ser um lugar propício (não o único, mas o principal) para a elaboração de idéias e responsável pelo início do aprendizado formal.
Com esta mudança de concepção a sociedade passa a dar mais valor para a escola colhendo os frutos desse benefício, pois uma verdadeira mudança se inicia com mudança de conceitos . Os alunos terão maior interesse e noção do todo (escola e sociedade como parte do mesmo corpo)e uma melhor visão de sua importância dentro da sociedade. Os professores uma reorientação pedagógica que venha a servir de respaldo para suas práticas.
Uma reformulação estrutural que influenciará a sociedade como um todo possibilitando que ela funcione como um único organismo interligado desviando-se do iminente caos. Quanto aos resultados... só o tempo dirá..."pelos frutos é que conheceis a árvore"(J.C.)

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